Citomegalovírus IgG e IgM

  • O que é

É um exame de sangue que pesquisa anticorpos (IgG e IgM) para o citomegalovírus (CMV) no sangue. A citomegalovirose é uma doença comum e raramente causa problemas em pessoas saudáveis (estima-se que boa parte da população tenha o vírus). Porém, pode provocar complicações em que está com o sistema imunológico fragilizado.

A citomegalovirose congênita, transmitida da mãe para filho na gravidez, costuma ser grave, principalmente se contraída no começo da gestação. O bebê pode ter problemas psicomotores ou deficiências auditivas e visuais. Quem contrai a doença permanece com o vírus em estado latente pelo resto da vida.

  • Para que serve

Serve para rastrear ou descartar a infecção pelo CMV. Porém, seu diagnóstico não tão simples e pode ser necessária a repetição de exames ou a realização de novos testes, principalmente na investigação da forma congênita da doença.

  • Como é feito

O exame é feito por meio de coleta de sangue de uma veia do braço.

  • Preparo

Sem preparo especial.

  • Valores de referência*

IgM

Índice < 0,80 = Negativo
Índice 0,80 a 1,20 = Indeterminado
Índice > 1,20 = Reagente

IgG

Negativo

Tags: , , ,

11 Comments Quero comentar!

  • Olha tenho um filho de i ano, e minha esposa esta gravida de novo, de 7 semanas e o exame de sangue de citomegalovirose deu: o igG, 250 e o igM 1,85. na primeira gravides o igG deu 150 e o igM deu negativo. estamos muito preucupados pois não sabemos se o virus e recente. a minha mulher esta descontrolada. vcs poderiam me indicar se devo procura recurso e que recursos. que proficional devo procurar . desde ja agradeço pela atenção.

    Daniel Soares

    Comment de Daniel Domingue Soares em 19 de June de 2012 às 13:51

  • Olá, Daniel! Primeiramente, obrigado pela sua visita e seu comentário!
    Bom, primeiramente, você precisa mostrar o resultado dos exames ao médico da sua esposa. Saiba o seguinte: O resultado da IgG refere-se aos anticorpos “de memória”. São aqueles que ficam no corpo após uma infecção ser curada. Os anticorpos IgM são aqueles que são produzidos durante e logo após uma infecção. Infecções recentes ou durante o seu percurso tenderão a dar um resultado de IgG baixo, e IgM alto. Entretanto, os valores podem variar dependendo da máquina que é feito o exame. Procure acalmar sua esposa (pois nessa fase da gravidez os hormônios interferem muito no estado psicológico da mulher), e após acalmá-la, procurem o obstetra ou clínico geral para maiores esclarecimentos.
    Qualquer outra dúvida, sinta-se à vontade!

    Comment de Biologando em 19 de June de 2012 às 14:19

  • Olá ano passado fiz o igg cmv e deu 221 , e agora fiz e deu 334 , porquê está aumentando?

    Comment de Sérgio em 4 de July de 2012 às 2:13

  • ola! boa tarde! estou gravida de 23 semanas ,e desde o inicio de minha getação faço meus exames de igg e egm,só que meu igg da reagente e emeu igm só da indeterminado,estou muito preocupada ,pois nao sei se estou contaminada ou nao, ja fiz esses exames tres vezes e o resultado so da igm indeterminado. desde ja muito obrigada! peço que me explique melhor sobre isso .

    Comment de GILMA ALVES DE SOUZA em 17 de July de 2012 às 17:31

  • ola,estive gravida por duas vezes.pela 1 tive um aborto espontaneo com 5 semanas e pela2 estava com um sangramento fui internada e la constatou que o meu bebe queria nascer com 23 semanas.pelo meu exame de sangue eu estava com uma infecçao muito grave meu bebe nasceu mais faleceu logo em seguida.
    depois peguei o resultado do cmv e o igm 0,20 um dia apos eu ter perdido.
    agora viz um novo exame e o igm0,28 e o igg396,7.
    gostaria de saber se estava com cmv!se estou!e se ainda posso ter.
    aguardo sua resposta ansiosamente desde ja agradecendo.

    Comment de milena em 28 de July de 2012 às 15:42

  • meu citomegalovirus igg deu 492,60 u/ml gostaria de saber o que siguinifica?

    Comment de Patricia Lopes em 8 de August de 2012 às 10:45

  • perdi um bebe de 23 semanas no dia 25/07/2012,hoje descobri que meu exame de citomegalovirus deu igg reagente e igm nao reagente. isso significa que essa infeccao matou meu bebe? corro o risco disso acontecer de novo, por favor me responda,estou aflita.

    Comment de suelen em 10 de August de 2012 às 13:58

  • estou grávida de 22 semanas desde o começo da gestação fiz todos os exames e o meu de citomagalovirus deu igg positivo e igm indeterminado, repeti os exames e continuam assim… será que devo me preocupar o que pode acontecer?

    Comment de Maria Angelica Crepes em 1 de October de 2012 às 14:37

  • estou gravida de 36 semanas meu exame deu igG586,1 e igm 0,215 e igg 0,208.estou com alguma doença, eu medico esta de ferias me ajude.

    Comment de JOSIELE DREGER em 24 de February de 2013 às 13:23

  • Estou gravida de 2 meses, peguei o meu exame hoje e vi que o “Citomegalovírus” deu IgG reagente. Então como é a minha primeira grávidez eu gostaria muito de saber se isso e perigoso ou não, pois fiquei preocupada porque foi a única coisa do exame todo que deu reagente. Então eu gostaria por favor que o sr. tirasse a minha Duvida. Obrigada!!

    Comment de Ana Flávia em 25 de March de 2013 às 23:48

  • Oiie . meu exame de rubeola deu igg 123,40 ui/ml e o igm deu 15,0 estou muito preocupada oque quer dizer isso

    Comment de tainara em 3 de June de 2013 às 14:16

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Dados do Autor

Portal Biologando

Portal de notícias e matérias sobre Biologia

EMAIL SITE /BLOG

Dados desta matéria

Publicidade

Moda & Shopping

Viagem & Lazer

Shopping